segunda-feira, março 31, 2008

Água em Pirapora - Espaço Cultural Samba Paulista









espaço cultural samba paulista
Semana da Água/Dia Mundial da Água
15 a 22 de Março

Carta será apresentada no Dia da Terra

CARTA DE PIRAPORA - Em Defesa da Água, do Rio Tietê e da Vida!
Pirapora do Bom Jesus - Santana de Parnaíba - Cabreúva


Pirapora, do tupi-guarani, salto de peixe (pira-peixe e porá, salto)
Parnaíba, em tupi, significa rio difícil de navegar (paraná = grande rio + aiba = ruim)
Cabreúva, do tupi kauuré ýua, árvore do caburé (a coruja caburé)

Durante a Semana da Água, de 15 a 22 de março, ambientalistas e comunidade estiveram reunidos em Pirapora do Bom Jesus para escrever coletivamente um manifesto, a CARTA DE PIRAPORA. O objetivo da Carta é exigir a imediata despoluição do Rio Tietê.

A iniciativa foi uma parceria entre a equipe da Campanha da Fraternidade 2008 - "Fraternidade e Defesa da Vida", Defensoria da Água, entidades regionais, poder público, especialistas, ambientalistas e a comunidade em geral.

O manifesto "Carta de Pirapora" será divulgado nacional e internacionalmente, com apoio das instituições parceiras. O objetivo é colocar o Tietê na pauta das redações e dos governos e pedir o apoio das instituições internacionais diante da situação dramática do rio e da população de Pirapora e região – Cabreúva, Santana de Parnaíba e outras – submetidas diariamente aos gases contaminantes exalados pela água.

Diversas reuniões e atividades foram realizadas, com o objetivo de gerar subsídios para a Carta de Pirapora. O apoio técnico foi do engenheiro civil Massao Okazaki, pesquisador de todo o sistema de abastecimento da grande São Paulo, incluindo os fenômenos da poluição dos rios Tietê e Pinheiros. O site Webcentral, que tem páginas exclusivas sobre a poluição também acompanhou o evento (www.webcentral.com.br/pirapora).
Além de atividades no centro cultural Espaço do Samba Paulista Vivo - "Honorato Missé" no centro de Pirapora, aconteceram reuniões na Secretaria da Cultura, EE LUCIDIO MOTTA NAVARRO, de Cabreúva, Colégio Municipal "Tenente General de Gaspar de Godói Colaço, de Santana de Parnaíba e visitas a EMEF professora Nercy Amélia Marteline Dalver, Núcleo Pró Tietê-SOS Mata Atlântica e comportas de Pirapora.

Em função dos feriados da Semana Santa a redação final da Carta não foi concluída no sábado, dia 22, Dia Mundial da Água. O grupo de trabalho estará reunido nas próximas semanas com o objetivo de apresentar e divulgar o manifesto no dia 22 de abril, Dia da Terra

A data ganha especial importância pois 2008 é considerado pela ONU o Ano Internacional do Planeta Terra e o Ano do Saneamento.

Belém do Pará

Uma das propostas surgidas durante as atividades é a de levar um grupo de jovens ao Fórum Social Mundial 2009, que será realizado em janeiro do próximo ano em Belém do Pará, representando as comunidades afetadas pela poluição do Rio Tietê. Durante este evento, acontece o Fórum Social das Águas e a Carta de Pirapora será levada a este espaço.

Apoio

Além das escolas públicas, da comunidade em geral, a atividade Dia Mundial da Água – CARTA DE PIRAPORA teve o apoio/parceria da Defensoria da Água, Instituto pela Defesa da Vida, Rede de Agroecologia Mantiqueira Mogiana-Núcleo Cristalino, Fórum Permanente Caxambu, Prefeitura Municipal de Pirapora do Bom Jesus – Secretaria da Cultura, Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente e Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba, Paróquias - Matriz de Santana, Matriz de Pirapora e Jesus de Nazaré (Cabreúva) e comunidade de Cabreúva.