quarta-feira, junho 18, 2008

café com floresta

Fórum Caxambu lança Grupo de Trabalho Socioambiental

O Fórum Permanente Caxambu reuniu empresas e instituições nesta quarta-feira, 18/06, para um café da manhã no Hotel Serra, em Jundiaí.

Realizado na nova área de eventos do hotel, o café lançou a nova proposta do Fórum Caxambu, que é a organização de um Grupo de Trabalho Socioambiental Regional, para atuar de forma coletiva nas principais questões ambientais locais.

Estiveram presentes representantes da ONG Mata Nativa, Agenda 21 de Cajamar, SAB Santa Clara, Prefeitura de Campo Limpo Paulista, Prefeitura de Várzea Paulista, Prefeitura de Cabreúva, Defesa Civil de Cajamar, SENAR-Programa Jovem Aprendiz Rural, CJ-REJUMA, Rede de Agroecologia/Cristalino, Elekeiroz, Sulzer Brasil, Mahst, Natura, Itabras e Ambiental Consultoria.

Isabel Ferreira, da Natura, apresentou a Agenda 21 local de Cajamar, desenvolvida em parceria com a Prefeitura e ONG Mata Nativa. A Agenda 21 é uma ferramenta de trabalho que permite a sociedade organizar-se e traçar metas para o desenvolvimento sustentável. A ONG Mata Nativa realiza oficinas de desenvolvimento comunitário junto às populações mais carentes como forma de incentivar lideranças e uma postura participativa na solução dos problemas locais.

O cientista social José Arnaldo Oliveira mostrou sua experiência junto a comunidades da Amazônia, na geração de emprego e renda com a valorização dos trabalhos dos povos da floresta e a conscientização quanto a evitar o desmatamento. Representante da Iniciativa Amazônia BR, ele esteve há dias em Nova Iorque, onde a instituição montou uma exposição, lançando um catálogo com os produtos artesanais.

Durantes os debates, o grupo pode tomar conhecimento de algumas novidades na região: a criação de abelhas meliponias (indígenas sem-ferrão, como a jataí) no bairro Santa Clara, a existência de um programa para o jovem rural em Cabreúva ou ainda o trabalho da ESALQ no assentamento da Fazenda São Luis, em Cajamar.

Os participantes conversaram sobre os laços ambientais que unem os municípios vizinhos, como a Serra do Japi e a bacia do Rio Jundiaí e a necessidade de conservar a biodiversidade na região. Também debateram a organização do GT Socioambiental, sua forma de atuação, o foco dos trabalhos e a pauta da próxima reunião, que acontecerá em julho, na empresa Natura.

O GT, formado por empresas e instituições, vai promover intercâmbio, visitas técnicas e a interação efetiva com a comunidade.

"A proposta foi lançada e recebida com entusiasmo pelos participantes. Agora vamos trabalhar na estruturação do GT, para que ele possa contribuir positivamente para a sustentabilidade das nossas cidades", destacou Paulo Dutra, coordenador do Fórum Caxambu.

segunda-feira, junho 16, 2008

GT Socioambiental


Café da Manhã


GT Socioambiental - 18/06 - 8H30 - Hotel Serra Jundiaí

O Fórum Permanente Caxambu gostaria de contar com sua presença no Café da Manhã Socioambiental que promove no próximo dia 18/06, 8h30, na nova área de eventos do Hotel Serra de Jundiaí (endereço abaixo).

Venha participar da primeira reunião do GT Socioambiental Regional, que será lançado no evento.

O GT irá reunir empresas e instituições para atuar proativamente nas questões socioambientais locais, promovendo o intercâmbio, benchmarking, visitas técnicas e a interação efetiva com a comunidade. Você e sua equipe são convidados a integrar esta iniciativa!

Durante o café da manhã acontecem duas apresentações inspiradoras: Isabel Ferreira fala de sua experiência na Natura e da Agenda 21 Local de Cajamar-SP; Arnaldo Oliveira traz suas impressões sobre a Amazônia e a organização de uma Mostra em Nova Iorque.

Programação:

8h30 - Recepção
8h50 - Abertura e Apresentações

José Arnaldo de Oliveira - Iniciativa Amazônia BR
Cientista Social, colunista de meio ambiente do Jornal Bom Dia, ambientalista, atua na conexão Amazônia-Japi-Manhattan.

Isabel Ferreira - Natura
Isabel Morsoletto Ferreira, historiadora, especialista em Filosofia da Educação, atua na área de Responsabilidade Corporativa da Natura Cosméticos S.A.

10h15 - Proposta de criação do Grupo de Trabalho Socioambiental Regional
10h30 - Debates
11h00 - Conclusão

Local:
Hotel Serra Jundiaí
Rua Gumercindo Barranqueiros 80Jd. Samambaia - Trevo de acesso da av. Jundiaí
(rodovia Anhanguera Km 58)
http://www.hotelserradejundiai.com.br/

Importante: Confirmar presença pelo email
forumcaxambu@gmail.com até 17/6. Informações: 11 71051713. Participação isenta de taxas.

Parceria:
Fórum Permanente Caxambu
Hotel Serra de Jundiaí
Iniciativa Amazonia BR
Natura
Rede de Agroecologia - Núcleo Cristalino

Apoio de Gestão FPC: Bercamp Textil - Y.Takaoka/Gênesis

Gestão do Conhecimento: Benatti & Benatti International Consultants

Apoio: Corticeira Paulista/Plastamp, Churrasquinho Jundiaí, Vetur, Nipotec, ZR Sanches, JCN/JJ Usinagem, Refman, JB Concretos, Tintas Colônia/Coml. Antonucci, Itabras, Tonibras Sucatas

segunda-feira, junho 09, 2008

Semana do Meio Ambiente


fotos: Reciclagem de resíduos urbanos; Galinhas da Rede de Agroecologia; ; Prof. Pedro Pontual; Rio Jundiaí, em Itupeva.




Várzea - No dia 4/6 o FPC participou de um encontro com Pedro Pontual, da coordenação internacional do Fórum Social Mundial. A atividade aconteceu no Espaço da Cidadania, em Várzea Paulista. O município se prepara para o FSM 2009, que acontecerá em Belém do Pará. O foco será a Amazônia, mas as tribos do mundo todo levarão para lá suas demandas socioambientais.

Jundiaí - Na quinta, 5/6, em Jundiaí, foi realizado um debate público no Sindicato dos Metalúrgicos, em Jundiaí. Organizado por vereadores do Partido dos Trabalhadores, o evento foi um convite para a sociedade civil expressar suas preocupações com o meio ambiente, tendo em vista as eleições de outubro.Foram apresentadas alternativas para reciclagem de resíduos urbanos, como os materiais de construção.

Monte Alegre - A Rede de Agroecologia (http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/) se reuniu no dia 6/6, em Monte Alegre do Sul, Pólo Regional da APTA. O FPC faz parte do Colegiado Gestor da Rede. Na pauta, um balanço das atividades do primeiro semestre, galinhas felizes e a movimentção em torno da Vidalimento, feira orgânica que acontece em agosto, na cidade de Pedreira.

Rio Jundiaí - No sábado, dia 7, a comunidade do bairro Fazenda Grande e a empresa Itabras realizaram um mutirão para plantio de mudas num espaço socioambiental criado para o convívio, lazer e educação ambiental.