Encontros do Japi: Florada, Fazenda Conceição, CF 2008, Dia dos Direitos Humanos, Lar Anália Franco, Centro Comunitário São Francisco....
porque outra APA é possível!
CF - No sábado, 8, a participação na primeira reunião da Campanha da Fraternidade 2008 marcou a adesão do Fórum Permanente Caxambu ao tema "Defesa da Vida". Mais de cem agentes da Campanha estiveram presentes no Auditório da Cúria Diocesana de Jundiaí.
Florada - Neste mesmo dia uma visita ao Centro Comunitário João de Deus, no Jardim Tarumã, onde acontece o trabalho do Grupo Florescer, abriu espaço para concretização de uma agenda ambiental na entidade para 2008. A visita ocorreu durante o evento "Florada", um bazar de artesanatos, pães e bolos que mostra um pouco do trabalho do grupo, feito por meninas do bairro.
Conceição - Dia 9, o encontro foi na Fazenda Conceição, antiga produtora de café, onde o proprietário Antonio Sestini resgata a história, a culinária e a natureza. A área está inserida na bacia do rio Capivari e deverá receber um projeto agroecológico e de recuperação de áreas degradadas, em parceria com a Rede Mantiqueira Mogiana.
Dia Mundial dos Direitos Humanos - O Fórum Caxambu foi a São Paulo na segunda, dia 10, levar os Encontros à Assembléia Legislativa, onde participou, ao lado do Instituto em Defesa da Vida das comemorações do Dia Mundial dos Direitos Humanos. Pela manhã uma conferência abordou a Biodiversidade e as novas tecnologias e a tarde aconteceu a cerimônia de premiação dos "Parceiros da Paz e da Sustentabilidade". No final da tarde, uma comissão segiu para o Viaduto do Chá, onde realizou 24 horas de vígilia com a campanha Mais Vida, Menos Lixo, contra o avanço dos lixões sobre as áreas de Mata Atlântica.
Horta Orgânica e Coletivos Jovens - O Centro Comunitário São Francisco de Assis sediou uma oficina de horta orgânica e compostagem nesta quarta e um bate-papo Coletivos Jovens. Localizado no Jd. Novo Horizonte, o Centro é coordenado pela Caritas Diocesana de Jundiai.
O encontro aconteceu no período da manhã, com atividades direcionadas para adolescentes e jovens da comunidade, conduzidas por estudantes da UNICAMP e UNESP, representando o grupo Trocas Verdes e Coletivos Jovens sócio-ambientais do interior de São Paulo, o CJ Caipira.
A compostagem de resíduos orgânicos e a preparação de canteiros deram início a horta ecológica do Centro Comunitário. Além disso, o Fórum Caxambu e os grupos convidados conversaram sobre a formação de um Coletivo Jovem no local.
CJ - Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente, comumente chamados de CJs, são grupos informais que reúnem jovens representantes ou não de organizações e movimentos de juventude que têm como objetivo envolver-se com a temática ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Esses coletivos são como redes locais, para articular pessoas e organizações, circular informações de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas, que apontem para sociedades mais justas e equitativas.
Programação contínua
13/12 - Reuniões internas de avaliação e planejamento
14/12 - Aniversário da Cidade - Manifestações Culturais
15/12 - Coletivo Jovem na APA Cabreúva
16/12 - Espaço do Samba Paulista Vivo - Pirapora do Bom Jesus