quarta-feira, dezembro 12, 2007

Encontros do Japi: Florada, Fazenda Conceição, CF 2008, Dia dos Direitos Humanos, Lar Anália Franco, Centro Comunitário São Francisco....


porque outra APA é possível!


Depois da abertura na última quinta, 6/12, o II Encontro dos Povos do Japi intensificou sua agenda de diálogos, percorrendo vários espaços da cidade e da capital. A sexta dia 7 foi reservada a reuniões de avaliação e planejamento.


CF - No sábado, 8, a participação na primeira reunião da Campanha da Fraternidade 2008 marcou a adesão do Fórum Permanente Caxambu ao tema "Defesa da Vida". Mais de cem agentes da Campanha estiveram presentes no Auditório da Cúria Diocesana de Jundiaí.

Florada - Neste mesmo dia uma visita ao Centro Comunitário João de Deus, no Jardim Tarumã, onde acontece o trabalho do Grupo Florescer, abriu espaço para concretização de uma agenda ambiental na entidade para 2008. A visita ocorreu durante o evento "Florada", um bazar de artesanatos, pães e bolos que mostra um pouco do trabalho do grupo, feito por meninas do bairro.

Conceição - Dia 9, o encontro foi na Fazenda Conceição, antiga produtora de café, onde o proprietário Antonio Sestini resgata a história, a culinária e a natureza. A área está inserida na bacia do rio Capivari e deverá receber um projeto agroecológico e de recuperação de áreas degradadas, em parceria com a Rede Mantiqueira Mogiana.

Dia Mundial dos Direitos Humanos - O Fórum Caxambu foi a São Paulo na segunda, dia 10, levar os Encontros à Assembléia Legislativa, onde participou, ao lado do Instituto em Defesa da Vida das comemorações do Dia Mundial dos Direitos Humanos. Pela manhã uma conferência abordou a Biodiversidade e as novas tecnologias e a tarde aconteceu a cerimônia de premiação dos "Parceiros da Paz e da Sustentabilidade". No final da tarde, uma comissão segiu para o Viaduto do Chá, onde realizou 24 horas de vígilia com a campanha Mais Vida, Menos Lixo, contra o avanço dos lixões sobre as áreas de Mata Atlântica.

Defesa da Vida - Na manhã do dia 11, o clero da Diocese de Jundiaí se reuniu no Caxambu, para confraternização dos padres de 11 cidades da região. O tema da CF 2008 - "Fraternidade e Defesa da Vida" - mais uma vez foi destaque. O Fórum Caxambu é parceiro da Cáritas na Campanha e estará apoiando a divulgação da CF em várias paróquias a partir de janeiro.
LAF - Também no dia 11, um encontro com alunos do Lar Anália Franco e a coordenadora Adelaide, definiu uma proposta de levar um curso de produção de vídeo para a entidade. O projeto deverá ser realizado em parceria com o Instituto para Defesa da Vida na sede da entidade a partir de fevereiro. Neste dia os alunos assistiram a peça "Biosfera em Perigo" e a conversa mostrou que os meninos (e meninas) estão ligados na ameaça do aquecimento global.

Horta Orgânica e Coletivos Jovens - O Centro Comunitário São Francisco de Assis sediou uma oficina de horta orgânica e compostagem nesta quarta e um bate-papo Coletivos Jovens. Localizado no Jd. Novo Horizonte, o Centro é coordenado pela Caritas Diocesana de Jundiai.

O encontro aconteceu no período da manhã, com atividades direcionadas para adolescentes e jovens da comunidade, conduzidas por estudantes da UNICAMP e UNESP, representando o grupo Trocas Verdes e Coletivos Jovens sócio-ambientais do interior de São Paulo, o CJ Caipira.

A compostagem de resíduos orgânicos e a preparação de canteiros deram início a horta ecológica do Centro Comunitário. Além disso, o Fórum Caxambu e os grupos convidados conversaram sobre a formação de um Coletivo Jovem no local.

CJ - Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente, comumente chamados de CJs, são grupos informais que reúnem jovens representantes ou não de organizações e movimentos de juventude que têm como objetivo envolver-se com a temática ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Esses coletivos são como redes locais, para articular pessoas e organizações, circular informações de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas, que apontem para sociedades mais justas e equitativas.

Programação contínua

13/12 - Reuniões internas de avaliação e planejamento
14/12 - Aniversário da Cidade - Manifestações Culturais
15/12 - Coletivo Jovem na APA Cabreúva
16/12 - Espaço do Samba Paulista Vivo - Pirapora do Bom Jesus

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Japiapé



riacho e cão

Povos do Japi começou nesta quinta, no Japiapé

Fazenda Japiapé, no bairro Ponunduva em Cajamar, sediou reunião da Rede de Agroecologia

Integrantes da Rede de Agroecologia Mantiqueira Mogiana estiveram reunidos durante a quinta, 6, na Fazenda Japiapé (http://www.japiape.com.br/) em Cajamar, marcando a abertura do II Encontro dos Povos do Japi.

A Rede (http://www.agroecologia.cnptia.embrapa.br/) é formada por um colegiado de instituições, além de produtores rurais, técnicos, estudantes universitários, estagiários e consumidores. Seu objetivo é difundir e incentivar a prática da Agroecologia e o consumo de produtos de origem agroecológica, que são cultivados com respeito ao meio ambiente e ao ser humano.

O Fórum Permanente Caxambu, organizador do Encontro, incentiva a Agroecologia para o fortalecimento da agricultura familiar, preservação ambiental e sustentabilidade

A Fazenda Japiapé, que produz e comercializa mais de dez variedades de hortaliças orgânicas, será uma unidade de referência da Rede na região.

O Encontro reuniu pesquisadores e técnicos da EMBRAPA, UFSCAR, UNICAMP, APTA, Secretaria de Agricultura de Jundiaí, agricultores de Jundiaí, Cajamar e Indaiatuba, representantes de ONGs e da comunidade local. Um representante do Assentamento Pedro Casaldáliga (Fazenda São Luiz) também esteve presente. Entre os estagiários da Unicamp, um intercambista da cidade de Hamburgo, na Alemanha.

Com cerca de 30 participantes, o grupo percorreu a propriedade, elaborando um diagnóstico para identificar os principais indicadores agroecológicos, visando a sustentabilidade do local. Uma agenda de novos encontros para 2008 começou a ser definida e deverá ser aberta a participação de mais agricultores da região.

Programação contínua:

Eventos confirmados:

07/12 - Reuniões internas de avaliação e planejamento
8 e 9/12 - "Florada", no Jd. Tarumã. - Distribuição de mudas de espécies nativas na instituição Florescer - Rua Rio de Janeiro 808, durante bazar da entidade.
10/12 - 9h00 - Conferência Nacional de Biodiversidade, Água e Direitos Humanos e Premiação dos Parceiros da Paz e da Sustentabilidade - Assembléia Legislativa de São Paulo - Auditório Franco Montoro.
11/12 - 9h00 - "Biosfera em Perigo", com Lar Anália Franco.
12/12 - 8h00 - Encontro com os Jovens do Centro Comunitário S. Francisco de Assis - Jd. Novo Horizonte.
13/12 - Reuniões internas de avaliação e planejamento
14/12 - Encontro com Crianças e Jovens da Casa de Nazaré
15/12 - Coletivo Jovem na APA Cabreúva
16/12 - Espaço do Samba Paulista Vivo - Pirapora do Bom Jesus