sexta-feira, dezembro 01, 2006

I Encontro dos Povos do Japi

Encontro dos Povos do Japi começa nesta sexta, com diversas atividades programadas

Começa nesta sexta-feira, 01/12, com palestra e debate de abertura, na Câmara Municipal de Jundiaí, o I Encontro dos Povos do Japi.

O evento pretende ser um momento de reflexão e ação sobre a APA do Japi, a Área de Proteção Ambiental que protege a Serra do Japi e que engloba os municípios de JUndiai, Cajamar e Cabreuva.

Na abertura, o jornalista Leonardo Moreli, do Movimento Grito das Águas, secretário geral da Defensoria Social, fala sobre "Paz e Sustentabilidade". Esse tema lembra também a Semana dos Direitos Humanos, cuja data internacional é comemorada em 10 de dezembro.

Ainda na sexta-feira, uma festa de confraternização reúne em Itu os organizadores do evento e convidados.

No sábado, dia 02, organizadores do Encontro participam de uma reunião com agentes da Campanha da Fraternidade, na Cúria Diocesana. A CF 2007 tem como tema a Amazônia. Paulo Dutra e José Arnaldo Oliveira, vão estabelecer paralelos entre a região Amazônica e o Japi, estimulando a conscientização ecológica e a ação local.

No dia 3 o Encontro dos Povos do Japi participa do encerramento da Semana da Consciencia Negra, na Argos. A partir do dia 4/12 acontecem os Diálogos, bate-papos com especialistas.

No dia 4 a temática será a Agroecologia, um diálogo com o agrônomo e pesquisador da Embrapa. Francisco Corrales. No dia 5, o representante da CPT-Comissão Pastoral da Terra, Fernando Doren fala sobre Reforma Agrária.No dia 7/12, o convidado é o Prof. João Vasconcelos, da Unicamp, um expert em Serra do Japi. Nesse mesmo dia 7/12 estão programadas atrações culturais e um encontro com os monitores da Serra. No dia 8/12 haverá uma mesa redonda entre empresas. No sábado, 9/12, os monitores da Serra do Japi formarão dois grupos para visita à Reserva, com participação gratuita. Também no dia 9, à tarde, Niels Gudme, do Parque Visão Futuro, fala sobre Ecovilas. No dia 10, domingo, acontece uma plenária de encerramento e um ato-público na cidade de Salto.

Ainda durante a programação da semana, haverá uma reunião com lideranças do bairro Ponunduva, em Cajamar, na fazenda Japiapé e nos dias 3 e 10 acontecem reuniões com jovens dos bairros Vilarejo e Jacaré, em Cabreúva.

A programação completa, com os locais dos eventos abertos será divulgada na sexta-feira, durante o debate na Câmara e estará disponível na internet.

Nenhum comentário: