sexta-feira, novembro 30, 2007

II Encontro dos Povos do Japi


Fórum Caxambu realiza II Encontro dos Povos do Japi

O II Encontro dos Povos do Japi é um ciclo de conversas e debates que o Fórum Permanente Caxambu realiza próximo da data de 10 de Dezembro, que é o Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Este ano a programação começa em 6/12 e prolonga-se até 16/12. Será lançada no dia 3/12, 20h00, durante evento no SENAC Jundiaí. Todas as atividades do II EPJ são gratuitas e abertas à comunidade, inclusive o lançamento do programa.

II Encontro dos Povos do Japi
06 a 16 de Dezembro de 2007
Semana Internacional dos Direitos Humanos
10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos


Os "Povos do Japi" são as comunidades que habitam a região das Áreas de Proteção Ambiental – APA - constituídas no entorno da Serra do Japi, ou seja, os municípios de Jundiaí, Cabreúva e Cajamar.

São comunidades rurais e urbanas que convivem direta ou indiretamente com uma das maiores reservas de Mata Atlântica do interior de São Paulo, considerada Reserva de Biosfera da Humanidade pela UNESCO.

Estes grupos vivem os desafios diários da sustentabilidade: o agricultor familiar que planta a uva na microbacia do Jundiaí-Mirim; o executivo das grandes empresas do setor industrial; o aluno das diversas instituições de ensino superior; as populações em situação de risco. Todos, sem exceção, dependem de um delicado equilíbrio entre a ação humana e o meio ambiente.

Mas, para preservar, é preciso conhecer o bioma onde estamos inseridos e, fundamentalmente, os povos que aí habitam.


Primeira Edição

A primeira edição do evento, realizada de 01 a 10/12/2006, reuniu centenas de participantes, em diferentes atividades, concentradas no município de Jundiaí, mas também em Cabreúva, Cajamar e Salto. O evento foi organizado pelo Fórum Permanente Caxambu, grupo ambientalista de Jundiaí e contou com o apoio de instituições locais e empresas privadas. Os encontros aconteceram na Câmara Municipal de Jundiaí, Cúria Diocesana, SENAC, Natura Cosméticos (Cajamar), Complexo Cultural Argos, Fazenda Japiapé, Centro de Lazer São José (Salto), Livraria Nobel e Comunidade Maria de Nazaré (Cabreúva).


II Encontro

Esta segunda edição será realizada mais uma vez na semana dos Direitos Humanos, de 06 a 16 de dezembro de 2007, com atividades diversas, como oficinas, reuniões e debates, em escolas, centros comunitários e espaços públicos de Jundiaí e cidades da APA.

Estes encontros tem como objetivo apresentar para a comunidade experiências positivas em preservação e sustentabilidade e prestar apoio técnico a produtores rurais, profissionais, empreendedores e empresários. A cada dia, empresas, especialistas, acadêmicos, ambientalistas, instituições públicas e ONGs convidadas se revezarão nos debates.


Programação

Eventos já confirmados:

06/12 - 9h00 - Encontro da Rede de Agroecologia no Sítio Japiapé - Bairro Ponunduva - APA Cajamar.

8 e 9/12 - Florada, no Jd. Tarumã.

9/12 - Falando do Caxambu - Diálogo com Prof. Júlio César Lazaro da Silva, mestre em Geografia/Unesp.
10/12 - 9h00 - Conferência Nacional de Biodiversidade, Água e Direitos Humanos e Premiação dos Parceiros da Paz e da Sustentabilidade - Assembléia Legislativa de São Paulo - Auditório Franco Montoro.

11/12 - 14h00 - "Biosfera em Perigo", com Lar Anália Franco.

12/12 - 8h00 - Encontro com os Jovens do Centro Comunitário S. Francisco de Assis - Jd. Novo Horizonte.

14/12 - Encontro com Crianças e Jovens da Casa de Nazaré

15/12 - Coletivo Jovem na APA Cabreúva

16/12 - Espaço do Samba Paulista Vivo - Pirapora do Bom Jesus


Organização

A realização do evento é uma iniciativa do Fórum Permanente Caxambu, grupo sócio ambiental e de apoio ao desenvolvimento rural solidário, fundado em 2002 no município de Jundiaí, que atua em defesa dos mananciais. O II EPJ conta com o apoio do Instituto para Defesa da Vida, Movimento Grito das Águas e Rede de Agroecologia Mantiqueira Mogiana.

email forumcaxambu@gmail.com
11 71051713

Um comentário:

gaia cabreúva disse...

Parabéns pela iniciativa pessoal do fórum! As ações refletem olhares muito mais interessantes sobre a vida e as relações que advém deste processo mágico. Na esfera técnica dos órgãos gestores de Meio Ambiente (ao qual eu pertenço), sejam municipais, estaduais ou federais, ainda prevalece uma visão que pesa muito sobre a natureza e sobre as pessoas que vivem e protegem a Floresta. Iniciativas como o encontro e a possibilidade de aproximação para realização de trabalhos em conjunto animam muito. Cristiano Andreazza, biólogo, Itu - SP.