terça-feira, outubro 05, 2010

11 de Setembro - Dia do Cerrado


Cerrado Paulista

Hoje é o Dia do Cerrado, um dos mais importantes biomas brasileiros. E um dos mais ameaçados também. O cerrado permeia o centro-oeste, boa parte de Minas e chega a São Paulo. O chamado cerrado-paulista foi devastado ao longo dos anos por plantações e pastagens.
A Assembleia Legislativa aprovou ano passado a Lei de Proteção ao Cerrado, com critérios ainda mais severos que o do Código Florestal. O bioma era responsável por 14% do território paulista – hoje esse índice caiu para 0,84%.
Uma parte disso está em Jundiaí: regiões do Medeiros, Fazenda Grande, Parque da Cidade, Marco Leite, Horto, Distrito Industrial e áreas ao pé da Serra, como a destinada ao shopping Iguatemi.
Jundiaí tem lobo-guará e tem lobeira, árvore típica do cerrado que alimenta o lobo. Tem também sucupira-preta, jurubeba e os ipês amarelos que se destacam nesta época. Há relatos da presença do pequi, a árvore símbolo do cerrado, na região do Horto e de tamanduá-mirim na Fazenda Grande.
Quase desconhecido dos jundiaienses, nosso cerrado-paulista vai desaparecer em pouco tempo. São as áreas preferidas para condomínios e novos loteamentos.

Paulo Dutra


Publicado no jornal Bom Dia

Leitor

11/09/2010


Foto: http://www.sitecurupira.com.br/plantas_nativas/sucupira_preta.htm

Nenhum comentário: