terça-feira, outubro 05, 2010

Mais doce...


Semana do Rio Jundiaí

Nesta semana, o rio Jundiaí recebe justa homenagem, com palestras e plantio de mudas.

Mas a transformação de sua amarga realidade depende de investimento, coragem política e aplicação de soluções técnicas inovadoras.

O Parque Linear do Rio Jundiaí não é uma idéia da Prefeitura Municipal, mas um empenho da Promotoria de Meio Ambiente.

A cidade ainda aguarda por estudos mais amplos de toda a bacia hidrográfica, que deveriam embasar qualquer intervenção no próprio rio e seus afluentes.

Mais que equipamento público de lazer, quanto ao conceito, um Parque Linear visa devolver à população o convívio com o meio hídrico, proteger a área contra ocupações, restaurar várzeas e vegetação ciliar, proteger as margens contra erosão, reduzir a poluição difusa, etc.

O Parque Linear é uma proposta do Ministério das Cidades, que recomenda também a renaturalização dos rios e córregos. Renaturalizar é devolver ao rio suas condições mais próximas do estado natural.

No caso do rio Jundiaí isso começa na despoluição, processo iniciado há 30 anos com a criação do Consórcio e jamais concluído. A Sabesp tem grande responsabilidade nas décadas de atraso, por não tratar o esgoto de Várzea Paulista e Campo Limpo.

Em 2009 o rio Jundiaí sofreu mais um duro golpe, com a canalização de suas margens na altura da Vila Lacerda, que ampliou o trecho concretado. O pacote incluiu a destruição da vida nos córregos afluentes, com canalizações radicais, intermináveis e milionárias, como a da Avenida Nove de Julho.

As águas do rio Jundiaí merecem um olhar mais doce.

Paulo Dutra


publicado no Bom Dia - Leitor - 03/10/2010
foto: rio Jundiaí 1975 - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=849058

Nenhum comentário: